top of page

Sistema Binário

Os computadores utilizam o sistema binário para realizar cálculos durante o processamento de dados, enquanto os seres humanos usufruem do sistema decimal para fazer contas. Apesar de terem relação, esses sistemas funcionam de forma bem diferenciada.
O sistema binário conta com apenas dois elementos, diferentemente do sistema de algarismo "tradicional". Os únicos elementos do sistema são "0" e "1", daí vem o nome Binário.
 
A forma mais simples para você transcrever um número inteiro do sistema decimal para o binário é dividi-lo por dois, anotar o restante (0 ou 1), pegar o quociente e dividi-lo novamente por dois. Faça esse mesmo processo até que o quociente final seja 1 (obrigatoriamente, a última conta deverá ser 2 ÷ 2). Para montar o numeral binário considere o algarismo 1 (essa é uma regra do cálculo) e depois siga a ordem de zeros e uns de baixo para cima.
Por exemplo, o número 256 em sistema binário:
256 /2 resta 0
128 /2 resta 0
64 /2 resta 0 
32 /2 resta 0 
16 /2 resta 0
8/2 resta 0
4/2 resta 0
2/2 resta 0
Como o quociente de 2/2 é 1, paramos por aqui. Iniciando com 1, temos que o numero 256 em sistema binário é 1 seguido de 8 zeros, ou seja 100000000
Qualquer valor diferente desses dois algarismos será desprezado pela máquina, fato que promove maior confiabilidade aos cálculos. Isso é uma grande vantagem em relação aos mecanismos que processam informações de maneira analógica, os quais são mais suscetíveis a “ruídos” (em outras palavras, distorções na transmissão de dados).
É válido lembrar que, na área computacional, um dígito binário (0 ou 1) é chamado de bit. O agrupamento de oito bits é denominado byte, o qual compõe os kilobytes, megabytes, gigabytes, entre outras notações que tanto vemos no mundo da tecnologia.
Portanto, a matemática está sim presente no computador, e, diferentemente de você pensar que ao terminar o seu ensino médio a matemática é "inútil", ela está totalmente atrelada a você diariamente.

Palavras-Chave:

Sistema Binário

Algarismos

Ensino

Computador

Processamento de Dados

O matemático indiano Pingala apresentou a primeira descrição conhecida de um sistema numérico binário no século III a.C. representando os números de 1 a 8 com a sequência (usando símbolos modernos) 001, 010, 011, 100, 101, 110, 111 e 1000
Music
bottom of page